consumidor
O livre acesso e a ausência de cobranças fazem do mundo virtual um espaço cada vez mais atraente. Agora, o usuário não é apenas um consumidor de informações, tendo em vista que ele é parte integrante dessa rede que fornece dados. Se os veículos de comunicação mais tradicionais como jornal impresso, televisão e rádio passaram décadas para evoluir, as redes sociais já mudaram suas "caras" inúmeras vezes em cerca de dez anos e, a cada dia, lançam novas ferramentas para unir as pessoas. Músicas, vídeos, fotos, comunidades sobre temas específicos e canais de bate-papo são apenas alguns dos atrativos que as tornam os grandes "xodós" da sociedade da informação.
Novos movimentos sociais são movimentos que surgiram no final do século XX e têm na transformação cultural grande parte dos meios e fins de sua ação.
A expressão “novos movimentos sociais” supõe diferenças em relação aos movimentos sociais tradicionais, quais seriam? Em princípio, os movimentos tradicionais se faziam através de uma identidade de classe social, consistindo basicamente como movimentos operário-sindicais, organizados a partir do mundo do trabalho. Essa referência classista dos movimentos sociais, no entanto, nas últimas décadas tornou-se inadequada na medida em que as posições de classe perderam a estabilidade, com os sujeitos assumindo, ao longo da vida e conforme as circunstâncias, diferentes identidades