Filme caixa dois resumo
Utilizando o humor para abordar temas como desemprego, corrupção e ética, o filme Caixa Dois (2007), dirigido por Bruno Barreto, é uma sátira social.
Nessa comédia de costumes, Luiz Fernando é um poderoso banqueiro que através de uma transação com precatórios recebe uma grande quantia em dinheiro: 50 milhões de reais. Como o doleiro que geralmente presta serviços de lavagem de dinheiro a ele está em coma, Luiz Fernando se vê obrigado a encontrar um “laranja”. A solução é usar sua secretária Ângela para tal ação.
O primeiro ponto que podemos relacionar com o que ocorre com os agentes financeiros em nível mundial se dão através do privilégio de acesso às informações. Luiz Fernando ganha muito dinheiro por saber o que vai acontecer com a aprovação judicial de precatórios.
No outro núcleo do filme vemos mais questionamentos sociais:
Roberto é um bancário dedicado, que foi demitido com mais de 599 funcionários do banco de Luiz Fernando, devido à informatização da empresa. Casado com uma professora trabalhadora e honesta, Angelina Barbosa, Roberto desacredita que, após 25 anos de dedicação ao banco, foi descartado sem a mínima consideração.
Isso se dá também por conta da imagem que o banqueiro Luiz Fernando constrói de si mesmo: alguém que venceu vindo de baixo, lutando de forma honesta e agradecido aos seus funcionários.
No filme, ele acaba de conseguir, a possibilidade de financiar imóveis para as pessoas através dos seus fundos de aposentadoria.
Os dois núcleos do filme se veem frente a frente quando, por um equívoco, o dinheiro que deveria ser depositado na conta da secretária Ângela vai parar, na verdade, na conta da mulher de Roberto.
Dos temas principais, a corrupção é o destaque do filme. As cenas em que Luiz Fernando negocia suas transações e lavagens de dinheiro são imorais, apesar do clima de humor. O banqueiro corrupto é um homem que se utiliza de subornos, abuso de poder e intimidação para conseguir o que quer.
Durante todo o desenrolar