Comportamento em contingências aversivas
Ana Karolina da Silva Souza Ingrid Fabiany Gonçalves Martins Kamila Rios de Sousa Layane Ferreira e Silva
Soraya dos Santos Amorim²
Msc. Lúcia Cristina Cavalcante³
RESUMO: Este artigo tem a finalidade de mostrar, através dos objetos analisados, como certas situações aversivas são capazes de gerar efeitos controversos e resultar em comportamentos de fuga e de esquiva em diferentes ambientes. Um de nossos objetos de analise foi um rato experimental, o qual foi submetido à um ambiente em contato com uma grade que lhe transmitia choques emitidos pelo manipulador da caixa caso o sujeito não emitisse o comportamento desejado. Outro objeto de analise foi a protagonista ‘Pilar’, do filme ‘Te dou meus olhos’. No filme podemos observar diversos comportamentos de fuga e comportamentos de esquiva de ‘Pilar’, com o intuito de se livrar das agressões de seu marido, da qual era vitima de violência doméstica, física, emocional e psicológica pelo mesmo. Por fim, podemos comparar o comportamento dos dois objetos de estudos e ver que apresentaram semelhanças e diferenças em seus comportamentos obtidos, entretanto sempre com a mesma intenção básica a de se esquivar e fugir daquilo que lhe era aversivo.
Palavras-chaves: Comportamento, Fuga, Esquiva.
Nota de rodapé:
1 Artigo apresentado como requisito parcial de avaliação para a 2NI da disciplina Processos Psicológicos Básicos, na Universidade da Amazônia.
2 Alunos de graduação do segundo semestre do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia- 2012.
3 Professora orientadora da disciplina Processos Psicológicos Básico, Msc. Lúcia Cristina Cavalcante.
INTRODUÇÃO
Nesse artigo iremos abordar os efeitos de situações aversivas, suas variáveis e seus pontos em comum. Usando como objetos de analise e comparação, os comportamentos de dois indivíduos, o primeiro sendo um rato usado em experimentos relacionados à pesquisa, e