Filme beleza americana e behaviorismo
Diversas formas já foram usadas em função do entendimento comportamental humano. Critérios e estratégias foram formulados com intuito de desvendar, destrinchar e até mesmo pressupor o que há de mais profundo no pensar e no agir do ser racional. Diante disso, formulou-se uma frente científico-filosófica chamada: Behaviorismo. Essa teoria objetiva estudar o comportamento através da observação.
Ao analisar-se o filme “Beleza Americana”, convém ressaltar situações cabíveis para estudo com base no Behaviorismo. No filme, retrata-se uma família que se encontra em estado de verdadeira crise. Não existe mais diálogo entre esposo(Lester), esposa(Carolyn) e filha (Jane). Levam uma vida monótona.
O relacionamento afetivo e sexual não existe mais entre o casal. Lester sente um incontrolável desejo por Angela, amiga de sua filha. E ao ouvir a conversa sobre ele entre a filha Jane e a amiga, resolve mudar seu estilo vida. Nesse contexto pode-se analisar que o estímulo de ficar com Angela, fez Lester praticar exercícios físicos e malhar.
No filme, foi retratada devida situação que está visivelmente em mudança, a inclusão da mulher como participante das finanças e trabalhos em casa. Com o desemprego do marido, Carolyn teve que se responsabilizar pelas dívidas da casa. Contudo, tendo dificuldades em suas vendas, pede ajuda a seu concorrente, que em um jantar, descobrem pontos em comum e iniciam um relacionamento extraconjugal.
Diante dessa situação, Carolyn acaba modificando seu modo de vida, de se vestir, passa a se ver enquanto mulher. E o seu estímulo para isso, foi a valorização da mesma pelo seu concorrente e novo parceiro.
Jane, por sua vez, encontra um rapaz denominado Rick que a faz rever seus conceitos diante de várias situações. Rick possui um pai rigoroso que passa uma imagem de ser contra o homossexualismo, contudo, vimos que o mesmo camuflava o que realmente era afirmando renegar os que não obstruíam dessa prática. E que ao