Compressores
O compressor é uma máquina responsável por transformar energia mecânica (ou elétrica) em energia penumática (ar comprimido), através da compressão do ar atmosférico. A figura 5.3.1 mostra a classificação dos compressores existentes
Classificação dos compressores existentes.
Os compressores de êmbolo e rotativo se caracterizam por comprimir mecanicamente um volume fixo de ar em cada ciclo. Já o turbo-compressor comprime o ar forçando o seu escoamento por um bocal (difusor), ou seja, transforma a sua energia cinética em energia de pressão.
Compressor de Êmbolo
Consiste num mecanismo biela-manivela (igual ao motor de um automóvel) acionado por um motor elétrico ou de combustão
Compressor de êmbolo monoestágio e multi-estágio.
Nesse compressor, o pistão aspira o ar através da válvula de aspiração e o comprime no curso de compressão até atingir a pressão desejada quando abre a válvula de pressão. São os mais usados ("compressor do dentista") pois tem uma larga faixa de operação como mostrado na figura 5.3.2.
São econômicos na faixa de pressão de 8 a 10 bar. Quando a razão de compressão necessária é muito alta ocorrem perdas térmicas muito altas, e nesse caso deve-se usar a versão multiestágio (ver figura 5.3.1.1), em que a cada estágio ocorre um aumento da pressão melhorando-se o rendimento. Em torno de cada pistão existem aletas para a dissipação do calor gerado na comrpessão. Em alguns casos é necessário um sistema de refrigeração à água.
Esse compressor apresenta como desvantagem a geração de oscilações de pressão além de um fluxo de ar