Filme: Ato de Coragem
ATO DE CORAGEM
A palavra "ética" remete ao "bom costume". Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como " área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana , está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista o bem e do mal.
A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas. Por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética. Também devemos considerar que a filosofia sempre tratou a moral como sendo o objeto de estudo da ética.
Outro autor, vem trazer que limitar a compreensão do que é ética, seria não só produzir um reducionismo sobre um conceito mas, principalmente, entender o sujeito dentro de uma concepção essencialista, negando suas diferenças, sua história e sua cultura, ou seja, negar exatamente as condições daquilo que o faz ser humano.
Segundo alguns dificionarios, cultura significa cultivar. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os