Filme: Amnésia, 2000
Uma breve reflexão.
No mundo moderno a todo o momento somos bombardeados com informações de todos os tipos, existindo assim uma elevada dependência de memorizar grande parte destas informações para que se tenha um bom convívio social. Nas empresas, os funcionários têm como obrigação lembrar-se de todas as tarefas e prazos que lhes são delegados por seus chefes, os que não conseguem assimilar as novas informações e acessá-las adequadamente são apontados por “não realizarem uma boa produção” e são, portanto descartados.
No nosso dia a dia, precisamos da memória para simples atividades como armazenar a resposta de quando perguntamos a alguém como se chega a determinado lugar ou informar o destino da viagem do táxi, as pessoas esperam que tenhamos esta capacidade e sem perceber colocam a margem o indivíduo que recorre a algum auxílio. Refletindo sobre a memória e assuntos relacionados a este tema, pode-se destacar a cena observada, em sala, no filme Amnésia na qual o personagem Leonard pergunta a um garçom como chegar a certo local, o garçom responde sua pergunta e acrescenta “é fácil não precisa anotar”. Em nossa sociedade, o indivíduo que não possui a capacidade de efetuar as ações citadas anteriormente por circunstâncias ligadas à memória enfrenta grandes dificuldades para viver.
O filme Amnésia, estrelado por Guy Pearce, conta a história de um homem, chamado Leonard, que após ter sofrido um trauma durante a morte de sua esposa perde a capacidade de assimilar novas informações, contendo em sua memória apenas informações de antes do acontecimento. Isso se caracteriza como amnésia anterógrada. O longa-metragem retrata muito bem as dificuldades de uma pessoa que possui este tipo de amnésia abordando a problemática no âmbito das relações sociais e pessoais envolvendo a proteção de si e a confiança no outro. A maior dificuldade que o personagem principal enfrenta é saber quem são as pessoas confiáveis e que não irão lhe fazer mal, porém a