memento
Setor de Ciências Jurídicas
Professor (a): Dr. Walter Guandalini Jr.
Disciplina: História do direito.
Análise historiográfica do filme “Amnésia”
Amnésia, uma visão geral do filme.
O filme Amnésia, 2000, retrata a história do personagem Leonard Shelby, este após sofrer um trauma na cabeça, na tentativa de salvar sua mulher que foi brutalmente morta, perde a memória recente, ou seja, não consegue reter os acontecimentos ocorridos após o acidente, tendo consciência apenas dos últimos minutos. Mesmo nessa condição Leonard passa por uma busca incessante pelo assassino de sua esposa. Devido a sua situação traumática, Leonard afirma que apenas a rotina o mantém vivo e consciente do presente. Documentando através de notas de papel, fotografias da máquina polaróide e tatuagens no corpo o protagonista grava as informações mais importantes e relevantes para sua investigação.
A edição do filme, de modo espetacular, do ponto de vista falho e confuso do protagonista, mostra os fatos curtos e em ordem inversa, as pequenas cenas das ações de Leonard são seguidas por suas causas anteriores, a consequência apresentada antes da causa. Fazendo da narração não linear um desafio de lógica para o espectador.
Existe no filme uma preocupação de investigação do passado para direcionar, guiar as ações do presente. De tal modo, é possível observar a existência de uma conexão entre o filme e o estudo da história, bem como do estudo da história jurídica. Perpassando características de diversas linhas de abordagem histórica, como o Positivismo, Escola dos Anais, e Marxismo, por exemplo, o filme, densamente psicológico, apresenta uma diferente, e própria, forma de abordagem, quase que uma mescla de todas as linhas históricas já estudadas ao longo do primeiro semestre.
Diante do exposto, embora não haja nenhuma relação proposital da indústria cenográfica em questão com a Historiografia propriamente dita, iremos