Filme: adorável professor, ano de 1995. dirigido por: stephen herek.
O filme retrata a história de um músico profissional, que por motivos financeiros sente a necessidade de trabalhar para complementar sua renda. Mr. Holland decide trabalhar em uma escola do seu estado, dando aula de música.
Em seu primeiro dia de aula, ele se sente nervoso, pois, optou em dar aula para que houvesse tempo de compor. Percebeu-se o desinteresse e a dificuldade de seus alunos para tocar instrumentos. A partir daí, surge os conflitos entre ele e os alunos. As coisas se tornam ainda mais difíceis para o professor, quando descobre que sua esposa (Glenne Headly) Irís está grávida. E que irá trabalhar mais que o tempo desejado, com isso deixando um pouco de lado o seu maior sonho, que é compor. Aos poucos Mr. Holland se aproxima dos seus alunos, e mostra a eles que a música não é algo desinteressante.
A escola onde o professor trabalha é conservadora, e quando está ensinando Rock and Roll aos seus alunos, ele é chamado à diretoria, pois eles não aceitam esse tipo de música. Aos poucos ele ganha o carinho e a atenção de seus alunos.
Ao se deparar com a deficiência auditiva de seu filho Cole, Mr. Holland desenvolve um relacionamento mais forte com seus alunos. Pois ele tem dificuldade em se relacionar com seu filho, devido à sua dedicação a escola.
O professor propõe aos seus alunos um concerto em homenagem a seu filho. com a música de John Lennon, ao perceber a insatisfação dele. Com isso o professor melhora sua relação com seu filho.
Anos depois, a escola retira algumas disciplinas, e a música está entre elas. O professor se vê obrigado a sair e se aposentar, depois de ter passado tantos anos se dedicando a escola e ter se tornado um professor bem sucedido e querido por seus alunos, em sua saída eles decidem fazer uma homenagem, e que ele mesmo iria