filippo
(1377 - 1446)
"Ei você aí foi dado do céu para dar nova forma à arquitetura": com estas palavras, Vasari enfatiza a importância da personalidade artística de Filippo Brunelleschi.
Nascido em Florença, em 1377, Philip é o filho de um notário. Pouco trouxe para a lei, o pai é resolvido em breve colocá-lo na loja de um ourives. Seus primeiros trabalhos são, de fato, ourives; ele participa da implementação do altar de San Jacopo em Pistoia prata e é membro da guilda dos ourives. Seu interesse real, no entanto, estão enfrentando arquitetura. Ele fornece evidência de uma testemunha que diz um pouco preguiçoso na oficina, enquanto ele se dedicou intensamente para estudos prospectivos, a realização de uma série de experimentos de óptica pelo grande valor científico.
Ela remonta a 1401 a sua participação no famoso concurso realizado em Florença, para a realização da segunda porta do batistério, construído a partir de comerciantes de arte Calimala. Algumas fontes indicam que vencedor conjunta com o Giberti, outros dizem que segundo: essa derrota, se for verdade, o teria induzido a deixar Roma. O que é certo é que os cidadãos Brunelleschi faltando os documentos no período entre 1401 e 1416, enquanto há alguma evidência sobre ele e sobre seu amigo Donatello, em Roma. E 'a cidade eterna que Brunelleschi abordagens clássica e estudou em detalhes. O arquiteto florentino é um estudioso apaixonado, como evidenciado por sua cultura universal. Ele, assim como excelente arquiteto, matemático, especialista em geometria, inventor de máquinas de construção, militar e engenheiro naval, até mesmo o criador de instrumentos musicais, um estudioso da literatura, em especial a "Divina Comédia" de Dante Alighieri.
Sua declaração artística é feita com a cúpula da Catedral de Florença. Para aggiudicarsene a realização, Brunelleschi em 1418 participou de uma competição. No entanto, desta vez ele é acompanhado Ghiberti, que logo desaparece da prova