filippo brunelleschi
Filippo Brunelleschi foi um escultor e arquiteto que nasceu em 1377, na cidade Florença, na Itália, um dos berços do Renascimento.
Porém, antes de conhecer suas obras e sua vida é necessário conhecer o contexto econômico, político e social em que ele nasceu e que influenciaram as suas obras.
O Renascimento foi um movimento que constituiu a transição do mundo medieval para o mundo moderno. Começou no século XIV na Itália como resultado de um interesse renovado na cultura clássica ou humanística da Grécia e Roma. Os artistas do período enfatizaram a beleza da natureza e do homem. Nesse momento começou a haver uma exaltação do humano e uma fé nas capacidades racionais da mente humana.
A Itália e considerada o berço do Renascimento, principalmente as cidades de Genova, Veneza e Florença tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual.
Com a reabertura do Mediterrâneo durante o século XIII, o comércio italiano intensificou-se, fazendo emergir uma camada burguesa. Essa atividade comercial das repúblicas marítimas, somado a atividade banqueira de Florença, foi responsável pelo antecipado desenvolvimento econômico e urbano na Itália e conseqüentemente, responsável por um novo modelo de vida baseado em novas relações sociais. Assim, esse desenvolvimento econômico e urbano possibilitou também um desenvolvimento cultural e artístico antecipado em relação às demais nações, dando origem ao que denominamos Renascimento.
Na sociedade desenvolviam-se rapidamente instâncias políticas intensamente centralizadas, uma economia de âmbito urbano e de natureza mercantil, e florescia o mecenato – surgimento de mecenas, ou seja, patrocinadores das artes, dos criadores. Outro fator importante a ser considerado é o mecenato. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de