Filhos do silêncio
EDUCACIONAIS DOS
SURDOS
COMPONENTES: Mayra Neles, Clara Maria, Brenda Mendes,
Tainara Lopes, Maria Luiza, Maria José, Mirielle.
Senac – Serviço Nacional de
Aprendizagem Comercial
DISCIPLINA: Introdução a Linguística Geral
CURSO: Técnico em Tradução e
Interpretação em LIBRAS
PROFESSORA: Layana Holanda
Teresina – PI (17/11/2014)
Introdução
A formação de uma sociedade para todos, em que as diferenças são consideradas e respeitadas, passa pela educação de qualidade e acessível a todos, pela existência de direitos reconhecidos e pelo conhecimento das formas corretas para acessar tais garantias. É preciso resgatar a dignidade humana das pessoas surdas focando-se no processo inclusivo deste segmento social por meio do realce à sua diferenciação.
Dificuldades Sociais
Por não poder ouvir, e não ter como se comunicar o surdo é excluído da sociedade. Pois algumas pessoas são intolerantes sobre a língua natural do surdo. É preciso conscientizar que o surdo precisa de apoio de todos, pois todos possuímos necessidade seja elas quais forem.
A dificuldade do surdo não está somente no seu meio social, mas também como em seu meio familiar, o que pode ser o mais prejudicial para o surdo, não ter o apoio e o interesse de sua família em não manter um método de comunicação com ele.
Dificuldades Educacionais
As vezes por falta de instrução ou por ignorância de alguns pais, que enviam a criança surda para uma escola de ouvintes, o que pode ser crucial, pois o seu entendimento será 0. Na esperança de que o filho desenvolva a fala pois se encontra em um meio de ouvintes.