Filme “filhos do silêncio”
Tomando como base os aspectos observados no filme “Filhos do Silêncio” comente os seguintes tópicos:
1º - Como a escola trata a educação dos alunos surdos antes da chegada do novo professor e qual filosofia educacional era empregada? Após a chegada deste houve alguma diferença na educação aplicada? Comente sua resposta ilustrando com alguma passagem do filme.
A ênfase da instituição para crianças surdas no filme recai sobre o oralismo. O diretor apregoa uma inser¬ção, mas algo que não cause desestabilizações, que não impliquem transformações. Percebemos esta postura na passagem em que o diretor Bach afirma: “mas ninguém está querendo mudar o mundo por aqui... apenas tentando ajudar algumas crianças surdas... todo resto é deslumbramento”.
Existe na postura do personagem diretor, uma refração aos avanços na construção do conhecimento do surdo, subestimando os alunos não ouvintes, o diretor os considera incapazes de aprender.
A ABORDAGEM DA COMUNICAÇÃO TOTAL: A classe do professor Leeds é de linguagem e pronuncia entre suas exibições todos os equipamentos e métodos apresentados esporadicamente ao longo do filme, bem como os resultados alcançados, apontam para os métodos gestualistas. O professor se utiliza da comunicação total e, sua metodologia com os alunos, vai deste o artifício da queda da cadeira, como apresentação inicial, a “mentira” de que a aula havia sido encerrada, para identificar os alunos que dominavam a leitura orofacial, a postura de “ponta cabeça” para criar uma situação hipotética na qual a oralização seria indispensável. A própria apresentação que foi transcrita na primeira parte evidencia que o aproveitamento de suas experiências anteriores é de fundamental importância na criação e recriação de sua metodologia particular.
Verifica-se ausência de estrutura da língua e, uma metodologia voltada para comunicação com frases como: “você não quer falar?/t/ parte inicial do nome do grupo de rock favorito do se aluno.