Emil Zatopek
Nascido em 19 de setembro de 1922, em Koprivnice, e criado em Zlin, na Morávia, antiga Tchecoslováquia, Emil Zátopek era o segundo dos oito filhos de um operário. Aos 15 anos, após terminar a escola secundária, Emil saiu de casa para trabalhar na fábrica de calçados Bata. Lá ele recebia casa e comida, trabalhava durante o dia e estudava na escola industrial à noite. Clubes e fábricas participavam ativamente de competições. Mesmo assim, ele só começou a correr em 1941, aos 19 anos, porque foi obrigado. Era o seu último ano como aprendiz de técnico em química de plásticos na fábrica e a participação na corrida anual de 5 km era obrigatória. Emil chegou a mentir que estava doente e que lhe doía o joelho, mas o médico da fábrica examinou-o e declarou-o apto a competir. Terminou em segundo entre cem concorrentes. “Já que tinha que correr, quis vencer” disse anos mais tarde.(EMERIN, José Luiz; REEBERG, Wilson)
Tudo poderia ter ficado por aí, não fosse o fato de um popular atleta do clube de atletismo da cidade, que ficava próximo da fábrica, ter visto nele um grande potencial. Emil só interessou-se em participar dos treinos quando lhe prometeram um agasalho e sapatos de corrida. Ele gostou do reconhecimento, mas especialmente da possibilidade de fugir da rotina da fábrica. .(EMERIN, José Luiz; REEBERG, Wilson)
Desde 1939 a Tchecoslováquia estava sob ocupação nazista. Eram tempos duros e havia muitas proibições. Ir ao estádio treinar era uma forma de romper com todas aquelas pressões por algumas horas. A sua determinação e disciplina deram frutos. Na primeira competição oficial, 3.000 m rasos, ficou em segundo lugar. .(EMERIN, José Luiz; REEBERG, Wilson)
Por causa da II Guerra Mundial, nos primeiros cinco anos de sua carreira, Zátopek só competiu na Tchecoslováquia. No final da guerra, foi aceito na Academia Militar de Praga. Lá, com muito prazer, descobriu que poderia viajar para o exterior representando o seu país e que os seus superiores queriam