Figuras de Linguagens: Palavras
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância das figuras linguagem , procurando demonstrar seu uso de maneira simples e correta. Dentre as diversas figuras de linguagens existentes, nos aprofundaremos em apenas 4: Metáfora, Catacrese, Perífrase, Metonímia e Comparação.
METÁFORA
A metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo e momentâneo; se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira").
“Sua boca é um cadeado
E meu corpo é uma fogueira”
- Versos de Chico Buarque
O eu lírico procura manter uma relação de similaridade entre os termos boca e cadeado, de modo que as características do cadeado (fechado) sejam atribuídas à boca. A mesma situação acontece entre os termos corpo e fogueira (onde ambos são quentes).
COMPARAÇÃO
Assim como a metáfora, a comparação, também conhecida como símile, baseia-se numa relação de semelhança. São distintas, porém, na maneira como estabelecem essa relação. Na metáfora, ocorre de maneira implícita; na comparação, de forma explícita, através de uma partícula comparativa (exemplo: como, assim como, tal como, igual a) pra interligar os elementos em confronto, em forma de analogia.
“Para a florista, as flores são como beijos são como filhas, são como fadas disfarçadas”.
- Roseana Murray
Neste verso a comparação se dá de maneira explícita, com o intuito de descrever o sentimento da florista em relação às flores, comparando-as com “beijos” (afeto), “filhas” (instinto maternal) e com “fadas disfarçadas” (fantasia). Deixando em destaque o uso da