ADMINISTRACAO
FIGURAS DE LINGUAGEM
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
FIGURAS DE LINGUAGEM
Trabalho do 3° ano do ensino médio, Regular turma b, apresentado a E.E.E.F.M Juscelino Kubitschek de Oliveira, como avaliação parcial na nota da disciplina de Português.
Ji - Paraná/RO
08 de Maio de 2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7
5 REFERENCIAS 9
INTRODUÇÃO
FIGURAS DE LINGUAGEM
Neste trabalho trataremos sobre um dos principais assuntos da nossa língua, que é o Português. Trataremos do sentido próprio da palavra, o sentido do dicionário, a palavra no sentido denotativo. E A palavra do seu sentido figurado, no sentido conotativo, e seus inúmeros sub-temas que são as Figuras de Linguagem, como por exemplo a ironia, o pleonasmo e a catacrese.
CONCORDANCIA VERBAL E NOMINAL
De acordo com Mattoso Câmara “dá-se em gramática o nome de concordância à circunstância de um adjetivo variar em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere (concordância nominal) e à de um verbo variar em número e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordância verbal). Há, não obstante, casos especiais que se prestam a dúvidas”.
DESENVOLVIMENTO
Figuras de linguagem são estratégias que o escritor pode aplicar ao texto para conseguir um determinado efeito na interpretação do leitor, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no dia-a-dia das pessoas, nas canções e também é um recurso literário.
Alguns exemplos:
Minha vida era um palco iluminado (...) (metáfora)
Já disse mais de um milhão de vezes! (hipérbole)
As velas do Mucuripe / vão sair para pescar.1 (Metonímia)
O Presidente da República