Figuras de linguagem
TRABALHO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
FIGURAS DE LINGUAGEM
LUCAS FELIPE STEIN
EDUCAÇÃO FÍSICA – NOTURNO
TURMA 03
CASCAVEL
2013
FIGURAS DE LINGUAGEM
ONOMATOPEIA
Significa imitar um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias. As onomatopeias, em geral, são de entendimento universal.
Ex.: Aaai! – Grito de Dor. Baam! – Tiro de Revólver. Tique-taque! – Relógio.
PROSOPOPÉIA
A prosopopeia é uma figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. Por exemplo, se você diz que “o dia está triste”, você está atribuindo um sentimento (tristeza) a uma entidade que, de fato, nunca poderá estar triste mas cujas características (céu nublado, frio, etc...) poderão conotar tristeza para o ser humano.
Ex.: “A Bomba atômica é triste, Coisa mais triste não há Quando cai, cai sem vontade” “O fogo dançava com a chuva”
METONÍMIA
A palavra assume outro sentido que não o literal ou denotativo, por meio de uma associação de sentidos tem como base a contiguidade (e não a similaridade) entre os elementos. Ou seja, é uma analogia por sentidos próximos, relativos.
Ex.: “Gosto de ler Machado de Assis.” “Fumei um saboroso havana.”
A metonímia ainda tem variações:
Sinédoque: Uma palavra que expressa um elemento menor representa algo de expressão maior.
Ex.: “Ganharás o pão com o suor do teu rosto.” “Luíza completou 15 primaveras ontem.”
Antonomásia: É a designação de uma pessoa não pelo seu nome, mas pela qualidade ou circunstâncias que o tornaram famoso:
Ex.: “O poeta dos escravos”. - Expressão usada para designar Castro Alves. “Cidade maravilhosa”. – É um modo de se referir ao Rio de Janeiro.
PLEONASMO
Pleonasmo é uma figura de linguagem usada para