Troia
» Livros na nossa biblioteca
» Autores na nossa bibliotecas
Livros Digitais > Homero > Ilíada > Página 83
Capítulo 16: Capítulo 16
Página 83
>
Ao ficar só, Ulisses começou a pensar em qual seria o melhor meio de agir: continuar a lutar e, portanto, arriscar-se a ser capturado e morto, ou fugir enquanto era tempo. Mas essa indecisão foi de pouca dura e resolveu preparar-se para se defender. Embora sozinho, mas lutando com grande bravura, conseguiu amontoar à sua volta vários adversários mortos. Mas, num dado momento, foi atingido por uma lança; conseguiu, porém, agarrar imediatamente aquele que o atingirá e matou-o. Os troianos, percebendo que ele estava ferido, arremessaram-se contra ele. Ulisses, diante do perigo, gritou por socorro, na esperança de que algum grego o escutasse.
De facto, os gritos foram ouvidos por Menelau que lutava próximo dali Reconhecendo a voz de Ulisses, que deveria estar, portanto, em perigo, chamou Ájax, para juntos irem à procura dele.
Correram os dois para o lugar de onde partia a voz e encontraram Ulisses cercado e ferido mas defendendo-se habilmente. Enquanto Menelau retirava o guerreiro do combate, Ájax brandia a lança, procurando afasta: o grupo. Com o seu aparecimento, os troianos começaram a recuar, perdendo numerosos combatentes.
Enquanto isso, Páris, da sua posição atrás da coluna, conseguia ferir outro valoroso guerreiro, Macáon, que era também o médico do exército grego. Sobressaltado, recuando pela vida daquele homem que valia por muitos guerreiros, Idomeneu pediu a Nestor que o levasse no seu carro par.
Os navios.
No outro lado da planície, nas margens do rio Escamandro, Heitor, por sua vez, infligia numerosas perdas aos gregos. Percebendo a fuga dos traia nos diante de Ájax, Cebrion falou assim a Heitor:
— Ájax está a fazer com que o nosso povo recue do outro lado. Se não formos até lá, os troianos acabarão em fuga desordenada. Corramos par. onde a batalha se trava com mais ardor.
Ir