figuras de linguagem
LITERATURA
Nome: Caiani Vendito Diegues
Nº 06 2º EM B
Literatura
Professora Miriam
Colégio Nossa Senhora de Lourdes
SÃO PAULO – 2014
FIGURAS DE LINGUAGEM
Figuras de linguagem são recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas. Alguns exemplos de figuras de linguagens são:
METÁFORA
Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. É uma "comparação implícita" (porque não apresenta o elemento de conexão característico da comparação).
Exemplos:
- Eu estou sempre dando murro em ponta de faca.
- Eu carrego o mundo nos meus ombros.
- Os jogadores já estão preparados e estão no gramado que é um lindo tapete verde.
COMPARAÇÃO
A comparação é bastante semelhante à metáfora, porém é uma comparação explícita. É usada para confrontar características ou ações de alguns elementos. A comparação pode ser simples ou por símile, quando os dois elementos são de universos ou categorias distintas. No caso da comparação, existe uma palavra de conexão (como, parecia, tal, qual, assim, etc).
Exemplos:
- Eu sou bela como uma flor.
- Meu amigo está forte como um touro.
ANTÍTESE
Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos, consiste na contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos.
Exemplos:
- Viver e morrer são as coisas mais naturais do mundo.
- A alegria e a tristeza fazem parte do meu trabalho.
CATACRESE
Catacrese é a figura de linguagem que se estabelece quando uma palavra é empregada com um sentido diferente do literal, para suprir a falta de um termo adequado, e esse “empréstimo” da palavra acontece tantas vezes que já não se percebe mais que se trata de um empréstimo. O sentido figurado é tão utilizado que sequer nos damos conta de que aquela palavra não corresponde