Ibraim João Hermógenes da costa
Repostas
1- Respiração é quando se inala (obtém) e exala (retém) o ar. Pela boca, pelo nariz ou pela pele, para que haja o processo de trocas gasosas ao nível dos pulmões.
2- Respiração celular: É simplesmente uma forma de respiração no qual age por um processo de extração de energia química, acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas. Respiração traqueal: É a forma de respiração que têm como sistema respiratório um sistema de túbulos, as traqueias que abrindo para o exterior levam o ar até aos órgãos onde circula a hemolinfa, permitindo assim as trocas gasosas. Respiração branquial: A respiração branquial é diferente dos outros tipos de respiração porque o oxigênio encontra-se dissolvido na água. Os peixes não fazem movimentos de inspiração e expiração como os animais pulmonados. Respiração pulmonar: A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório.
3- São os dois músculos principais: Diafragma / intercostais externos.
4- O ar penetra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe e traqueias e chegando aos pulmões, onde segue pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. A diferença entre o ar inspirado e expirado está na concentração de oxigênio e gás carbônico. No ar inspirado há maior quantidade de oxigênio e menor de gás carbônico. No ar expirado ocorre o contrário, há maior concentração de gás carbônico e menor de oxigênio.
5- Entrada de oxigênio e saída de gás carbônico.
6- O ar que entra pela boca não é filtrado e aquecido. As fossas nasais têm a função de aquecer, filtrar e umedecer o ar. A filtração ocorre através de um conjunto de cílios.
7- Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões as quais estão localizadas no final dos bronquíolos,