Figuras de linguagem
Figuras de Linguagen
Nome: Kelsion Renan B. Santos
N: 13
Série: 8ºano
Prof(a): Fernanda
São paulo/2012
Eufenismo
Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão.
É necessário ressaltar que em uma série de materiais didáticos há exemplos inadequados de eufemismo, principalmente no que se refere à morte: "Ir para a terra dos pés juntos", "Comer capim pela raiz" e "Vestir o paletó de madeira" são comuns nesses livros.
Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a intenção do eufemismo. Entretanto, seu uso em situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo".
Exemplos:
* Ele é desprovido de beleza. (Para não falar que é feio) * Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu) * Ele entregou a alma a Deus. (Em lugar de: Ele morreu) * Nos fizeram varrer calçadas, limpar o que faz todo cão... (Em lugar de fezes) * Ela é minha ajudante (Em lugar de empregada doméstica)
Hipérbole
Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que incide quando há demasia propositada num conceito, expressa de modo a definir de forma dramática aquilo que se ambiciona vocabular, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em palavras mais simples, hipérbole é "expressar uma ideia de forma exagerada".
É habitual na linguagem corrente, como quando se pronuncia: "Já te ressalvei mais de mil ocasiões, para não retrocederes a proferir-me elevado!".Ex: * "Na chuva de cores / Da tarde que explode / A lagoa brilha" (Carlos Drummond de Andrade)."o sol está me chamando * "Assim esperamos - disse a plateia, já agora morrendo de rir." (Caetano Veloso) * "Eu chorei rios de lágrimas." * "Você me faz morrer de rir." * "Estou morrendo de fome!"
Metáfora
Metáfora é