Figuras De Linguagem.
A comparação consiste na aproximação entre dois objetos por meio de uma característica semelhante entre eles, dando a um as características do outro. Difere da metáfora porque possui, obrigatoriamente, termos comparativos. Em suma, é uma comparação explícita. Exemplo:
Tempo é como dinheiro.
Neste exemplo vemos o principal definidor de uma comparação: a palavra como traz explicitamente a ideia de que o tempo é valoroso como o dinheiro.
*Consiste em atribuir características de um ser a outro em virtude de uma determinada semelhancia.
Exemplo:
Meu Coração está igual a um céu cinzento.
O carro dele e rápido como um avião.
A comparação é bastante semelhante à metáfora, e é usada para confrontar características ou ações de alguns elementos. A comparação pode ser simples ou por símile, quando os dois elementos são de universos ou categorias distintas. No caso da comparação, existe uma palavra de conexão (como, parecia, tal, qual, assim, etc). Ex: "A minha filha é como um anjo".
Consiste em aproximar dois termos, a partir de uma característica comum. Faz uso de conectivos: como, tal qual, que nem, etc.
"Pois fui visitar uma amiga cuja filha adolescente, de 14 anos, tem o rosto de um anjo de catedral, mas se veste de preto, como um morcego."
(Walcyr Carrasco)
Comparação.
Consiste na comparação entre dois elementos por meio de suas características comuns. Normalmente se emprega uma conjunção comparativa (como, tal qual, assim como, etc.)
Exs: "E na minh'alma o nome iluminou-se
Como um vitral ao sol..." (Florbela Espanca)
"Sejamos simples e calmos
Como os regatos e as árvores" (Fernando Pessoa)