Fidelização de clientes: desafio do século xxi
Um dos principais desafios encontrados pelas organizações, é a conquista de seu principal colaborador: O CLIENTE. Conhecer o cliente é essencial, e, mais ainda, conhecer bem o público-alvo é fundamental para ter um negócio bem-sucedido. O cliente é o principal combustível de uma empresa. As empresas precisam focar em seus clientes, na conquista deles e então na retenção. Devem estar atentas sobre as necessidades que seus clientes buscam suprir, o que eles esperam quando buscam determinado produto ou serviço. Os clientes vão em direção da empresa que melhor os atendeu em todos os sentidos, desde o início, meio e fim do processo. Clientes satisfeitos são clientes no caminho da fidelização.
Para que uma empresa ofereça a seus clientes serviços de qualidade, precisa que seus serviços sejam adequados com aquilo que seus clientes desejam e buscam, pois os clientes mantêm lembranças daquilo que resultou quando buscaram determinado serviço, se o que esperavam foi atendido e houve satisfação. Assim, quando as empresas buscam desenvolver novos produtos, elas devem também se adaptar à forma que irão oferecer e entregar esse produto/serviço ao seu cliente, para que não perca a confiança e preferência já conquistada.
A satisfação é a chave da fidelização. Satisfação tem a ver com expectativa, esperança em receber o que se deseja. A fidelização, assim como faz com que o cliente relute em mudar de marca, também aumenta a vida útil da carteira de clientes. A fidelização dos clientes também diminui os custos com a atração de clientes novos, porque clientes leais tendem a comprar mais e a experimentar os novos produtos ou serviços. E ainda atuam como profissionais de marketing boca a boca. Clientes fidelizados não vão pensar duas vezes em recomendar sua marca em qualquer oportunidade que aparecer.