Fichamento3

329 palavras 2 páginas
A era do economista Capitulo 3

Este capitulo se dedica ao filósofo Adam Smith, desde sua vida até seus ideais.
Para Smith, o maior obstáculo para o progresso econômico era o governo. Para o governo, só cabiam 3 funções básicas : o estabelecimento da justiça, a defesa da nação e a criação de instituições públicas. Qualquer outra empreitada seria mais prejudicial do que benéfica.
Pregava um sistema de liberdade, onde todos seriam livres para alcançar tudo que desejasse possuir, e esse sistema resultaria em mais riqueza para indivíduos.
O argumento que os mercantilistas usavam de quem quanto mais uma pessoa queria e teria, outra pessoa poderia ter menos, era errado na opinião de Smith. Ele acreditava que quanto mais uma pessoa quisesse algo, mais ela teria que produzir para poder ter. Isso geraria um bem estar de ambos os lados, pois ninguém sofreria percas num caso de troca, onde seria trocado mercadorias equivalentes para o agrado de ambos os lados.
A respeito de mercado, Smith acredita que tudo já deve ter seu preço pré estabelecido, e que caso haja mudança de valor, que seria seu preço natural, os encarregados para seu restabelecimento seria o próprio mercado.
Esse ‘preço natural’ é o que equilibra o mercado, pois quando o preço é maior, uma quantidade maior é produzida, e o mesmo acontece quando é menor, que é produzido menos.
Acreditava também que a maior concorrência entre vendedores reduziria preços para o menor patamar, e a continuidade de produção chegaria a níveis que agradariam a todos os consumidores.
Ele era contra toda e qualquer forma de monopólio econômico , sendo o próprio governo, empresas ou mesmo trabalhadores.
Sua análise de economia do mercado destacou que o individualismo resultava em ordem, e que apesar da competição por obtenção de lucro, isso conduzia um maior crescimento de riqueza da nação.

Relacionados

  • fichamento3
    840 palavras | 4 páginas
  • fichamento
    1805 palavras | 8 páginas
  • ARISTOTELES
    5493 palavras | 22 páginas
  • Apostila de linguagem c .
    5013 palavras | 21 páginas