ARISTOTELES
(Pág.1252A) –“Aqueles que pensam que as qualidades do rei, do dono de uma propriedade e do chefe de família são as mesmas não se exprimem bem; eles acreditam que a diferença entre estas várias formas de autoridade não é especifica, mas consiste apenas no maior ou menor numero de pessoas a ela sujeitas”
(Pág.1252A) –“Se estudarmos as coisas em seu estágio inicial de desenvolvimento, quer se trate deste assunto ou de outros, teremos uma visão mais clara delas. “
(Pág.1252B) –“As primeiras uniões entre pessoas, oriundas de uma necessidade natural, são aquelas entre seres incapazes de existir um sem o outro, ou seja a união da mulher e do homem para a perpetuação da espécie (isto não é o resultado de uma escolha, mas nas criaturas humanas, tal como nos outros animais1 e nas plantas, há um impulso natural no sentido de querer deixar depois de um indivíduo um outro ser da mesma espécie), e a união de um comandante de um comandado naturais para a sua preservação recíproca”
(Pág.1252B) –“Assim a mulher e o escravo são diferentes por ;natureza (a natureza nada faz mesquinhamente, como os cuteleiros de Delfos quando produzem suas facas’4 mas cria cada coisa com um único propósito; desta forma cada instrumento é feito com perfeição, se ele serve não para muitos usos, mas apenas para um). Entre os bárbaros, porém, a mulher e o escravo ocupam a mesma posição; a. causa disto é que eles não têm uma classe de chefes naturais, e em suas nações a união conjugai é entre escrava e escravo. Por esta razão os poetas dizem “
(Pág.1252B) –“A primeira comunidade de várias famílias para satisfação de algo mais que as simples necessidades diárias constituem um povoado. A mais natural das formas de povoado parece consistir numa colônia oriunda de uma família, composta daqueles que alguns chamam de “alimentados com o mesmo leite”, ou filhos e filhos dos filhos. Em decorrência desta circunstância nossas cidades foram