Fichamento
PSICOLOGIA
PRINCIPAIS IDEIAS DO LIVRO DE LUÍS CLAUDIO FIGUEIREDO SOBRE A PSICOLOGIA
ARAÇATUBA –SP
2013
PRINCIPAIS IDEIAS DO LIVRO DE LUÍS CLAUDIO FIGUEIREDO SOBRE A PSICOLOGIA
Trabalho realizado em cumprimento às exigências acadêmicas da disciplina Psicologia: Ciência, Atuação e Interdisciplinaridade, sob a responsabilidade do Por:
ARAÇATUBA – SP
2013
Principais ideias sobre o livro de Luís Cláudio Figueiredo
Referência Bibliografica
FIGUEIREDO, L. C. M. Psicologia: uma nova introdução. São Paulo, Edusp, 2002. p 13-52
Principais ideias
Uma visão panorâmica e crítica
"[...] só a partir da segunda metade do século XIX surgiram homens que pretendiam reservar aos estudos psicológicos um território próprio, cujo êxito se fez notar pelos discípulos e espaços conquistados nas instituições de ensino e de pesquisa." (p. 12)
"[...] os temas da psicologia estavam dispersos entre especulações filosóficas, ciências físicas e biológicas e ciências sociais. O que restaria para uma psicologia como ciência independente? Nada!" (p. 15)
A experiência da subjetividade privatizada
"Para que exista um interesse em conhecer cientificamente o "psicológico", são necessárias duas condições: a) uma experiência muito clara da subjetividade privatizada; e b) a experiência da crise dessa subjetividade." (p. 19)
"[...] veremos que as grandes irrupções da experiência subjetiva privatizada ocorrem em situações de crise social, quando uma tradição cultural (valores, normas e costumes) é contestada e surgem novas formas de vida." (p. 20)
"Nessas épocas, as artes e a literatura revelam a existência de homens mais solitários e indecisos do que em épocas nas quais