Fichamento
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A
EDUCAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS /
PROFEBPAR
DISCIPLINA: PRODUÇÃO TEXTUAL
CURSO: PEDAGOGIA
ALUNA: MARIA SANDRA CARDOSO DE ARAÚJO ALENCAR
IMPERATRIZ- MA
2013
CUNHA, Glaucia Feitosa. JUNIOR, Jonas Alves da Silva. O livro de imagem na educação infantil: um recurso favorável par despertar o desejo para a leitura apud MATOS, Marcos Fábio Belo. Redação científica. Imperatriz: 2012
“ Desde o seu nascimento, a criança se encontra inserida em um mundo letrado. As experiências que vai adquirindo e os estímulos visuais que encontra ao seu redor a impulsionam a adquirir conhecimentos, estabelecendo relações com aquilo que houve, com o que deseja falar e sobretudo com o que vê”. ( p. 46 ).
“A infância é o tempo de maior disponibilidade a influências. É a etapa em que as crianças gostam de ‘imitar’ atos de leitura, em que a família e os educadores são excelentes modelos de leitores competentes. Assim, as instituições de educação infantil devem tornar acessíveis a todas as crianças elementos que enriqueçam o seu desenvolvimento e inserção social, ao propiciar o desenvolvimento da identidade das crianças por meio de atividades diversificadas de leitura realizadas em situações de interação.” ( p. 48 )
“Desde a história mais remota, conhecida pelo homem, a imagem marca sua presença de forma inegável e, através dela, o ser humano se expressa desde muito tempo antes da palavra escrita. Sua cultura se fortaleceu através da significação que essas imagens estabeleceram durante o percurso nas mais diversas épocas.” ( p. 48 )
“A leitura do livro de imagem é entendida como um processo contínuo e permanente, que começa no momento em (grifo do autor) a criança é capaz de perceber sinais e atribuir-lhes