Fichamento
1- Qual o conceito etimológico e o atual da psicologia? Comente a abrangência do conceito atual.
Etimológico- A palavra psicologia tem origem de duas palavras gregas: psyché, que significa alma, e logos, que significa discurso, estudo, razão. Ou seja, etimologicamente psicologia é o estudo da alma, sendo concebida como parte imaterial do ser humano e englobando seus sentimentos, desejos, pensamentos, sensações e percepções.
Atual- Concebe a psicologia como sendo estudo do comportamento e dos processos mentais. Sendo o objeto de estudo o homem, assim, tudo o que a Psicologia constrói, todo o seu saber, tudo o que ela pensa ou diz, refere-se a vida do ser humano, especificamente, ao psiquismo humano, ou seja, aos processos mentais. E partir dessa preocupação com o que ocorre no interior do homem assim como seu comportamento 2- Cite 4 campos de atuação da psicologia. Fale a respeito de um deles.
Psicofisiologistas, que estudam as ligações entre o cérebro e a mente; psicólogos do desenvolvimento, que estudam as transformações das habilidades do ser humano, do nascimento até a morte; psicólogos da personalidade, que investigam os traços de personalidade dos indivíduos e os psicólogos industriais/organizacionais que investigam o comportamento no local de trabalho, auxiliando as organizações a selecionar e treinar seus empregados, elevar o moral e a produtividade, projetar produtos e implantar sistemas, avaliando as reações das pessoas. 3- Qual a diferença entre psicologia do senso comum e psicologia científica?
Psicologia do senso comum- Caracteriza-se por ser um conhecimento de intuição e espontâneo sendo praticando no cotidiano, que permite explicar e compreender os seus problemas e bem como dos outros ao seu redor. Este conhecimento de senso comum apropria-se de maneira singular, de conhecimentos produzidos por outros setores da produção do ser humano.
Psicologia Científica- Trabalha de maneira sistemática com dados