Fichamento
FICHAMENTO DO LIVRO: TEXTO E LEITOR
Desde pequenos, somos apresentados a leitura, no qual se é necessário a decodificação dos sinais, a compreensão e o conhecimento prévio do que se está lendo, pois o leitor utiliza vários níveis do conhecimento que interatuam entre si. Também é importante ressaltar que sem o conhecimento lingüístico a leitura pode ser prejudicada.
Todavia, o conhecimento do mundo que esta relacionado a vários conceitos e saberes que vamos aprendendo ao longo da vida, como por exemplo: que o cachorro é um mamífero; não devemos guardar uma fruta verde na geladeira, entre outros, facilita a percepção e compreensão do processo da leitura.
Existem vários tipos de gêneros para a leitura, que vão de romances, artigos de jornais, fábulas, biografias, contos, entre outros, que oferecem um vasto campo para os diferentes tipos de interesses, dependendo no contexto que se é inserido. A leitura de um jornal o leitor fica menos preocupado em ter atenção nas notícias do que quando se ler um artigo científica, que por outro lado requer mais concentração na obra.
Quando lemos porque queremos e não por que somos obrigados a ler, como é o que acontece hoje em dia nas escolas, a leitura passa a ser mais rica, prazenteira, com um significado e sentido, e conseqüentemente a leitura se torna mais motivada, gerando assim, um melhor rendimento do que se é lido e aprendido.
A reflexão e compreensão são de muita importância para que se tenha uma boa leitura, também é importante ressaltar o contexto, que é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto, ambas, são necessárias para uma melhor interpretação da leitura.
A partir de certa idade, desenvolvemos o senso crítico, ou seja, a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente, expressando-se de sua maneira, expondo sua opinião. Ele pode servir de base para a