texto pre tcc
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ANDRESSA KOGA
DJALMIR FREIRE
MARCIA OLIVEIRA
MARA LEDO
SANTOS – SP
JUNHO / 2015
Trabalho Envolvendo
Altura e
Alta – Tensão.
SANTOS- SP
JUNHO/2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
2. Agência Nacional de Energia Elétrica....................................................................................4
3. Segurança no Trabalho em Rede de Transmissão por Média e Alta Tensão 5
3 .1 NR10 Comentada
3.2Choque Elétrico 6
3.1Consequência por choque
3.1.2 Gráfico de Acidentes Fatais no Brasil em 2013 *(anexo) 7
3.4Número de Acidentes Ocorridos no Brasil no Setor Elétrico 13
INTRODUÇÃO
Conceito de Instalações Elétricas
É o conjunto das partes elétricas e não elétricas associadas e com características coordenadas entre si, que são necessárias ao funcionamento de uma parte determinada de um sistema elétrico.
O uso da força das águas para gerar energia é bastante antigo e começou com a utilização das chamadas “noras”, ou rodas d’água do tipo horizontal, que através da ação direta de uma queda d’água produz energia mecânica e são usadas desde o século I a.C. A partir do século XVIII, com o surgimento de tecnologias como o motor, o dínamo, a lâmpada e a turbina hidráulica, foi possível converter a energia mecânica em eletricidade.
Cerca de 20% da energia elétrica gerada no mundo todo é proveniente de hidrelétricas. Em números aproximados, só no Brasil, a energia hidrelétrica é responsável por 75 milhões de KW. São 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com permissão para serem construídas).
Uma usina hidrelétrica, no Brasil, pode ser classificada de acordo com a sua potência de geração de energia em dois tipos principais: as PCH’s, ou pequenas centrais hidrelétricas que produzem de 1MW a 30 MW e possui um reservatório com área inferior a 3 km² (Resolução ANEEL N.º 394/98), e as GCH’s, ou grandes centrais