Projeto De Pesquisa Orientado Por Daniel
O esporte olímpico mais praticado nas escolas brasileiras vive um paradoxo perante os outros esportes: de esporte mais praticado por alunos nas escolas de todo o país, e na teoria, com um grande potencial de ser um celeiro de futuros atletas, a esporte esquecido. O handebol tem essa característica pelo fato de a maioria das escolas do país não desfrutarem de campos de futebol, o que faz com que os alunos pratiquem o esporte. Quando saem da escola os alunos não encontram quadras poliesportivas em qualquer lugar. Isso faz com que grande parte desses ‘potenciais atletas’ desista do handebol e se interessem por outros esportes, como o futebol e o vôlei. Para a prática da modalidade basta apenas uma quadra com duas traves e uma bola. Com regras fáceis, o handebol agrada tanto os meninos quanto as meninas. relata que a modalidade sofre adaptações na sua prática devido ao tamanho da quadra.
Infelizmente, como acontece com outras várias modalidades no país, o esporte só tem um interesse mais amplo do público em época de Olimpíadas,Pan Americano e Mundiais.
O jogo inventado pelo professor de educação física alemão, Karl Schellenz em 1915, possui regras bem simples.
2. Justificativa
Durante a vida escolar vários de nós passaram por diversas instituições, entre elas da rede pública e privada. Dessa forma, pudemos ter contato com vários professores de educação física como também vários tipos de aulas, métodos, avaliações e afins. O que mais nos chamou atenção foram as diferenças entre as aulas relacionadas à modalidade handebol nas escolas publicas e privadas. Notamos essa significativa diferença a partir do momento que voltávamos às escolas públicas e a popularidade desse esporte não era como nas particulares. A partir dessas indagações que começamos a nos interessar mais por esse assunto e fazer disso o tema do nosso trabalho.
3. Objetivos
Analisar a diferença entre escolas públicas e particulares em relação a prática da modalidade de handebol;