fichamento
Letícia Silva Ferreira
Fichamento – Sociedade e Cultura
UBERABA
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO – UFTM
Curso: Serviço Social
Período: 2°Período
Disciplina: Formação Sócio-Histórica do Brasil
Professor: Tito Flavio Bellini
Aluna: Letícia Silva Ferreira
Data: 11/03/2015
Referência: RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. SP. 2ª edição Companhia das Letras, 2005. (p.29-42)
1° Capítulo
FICHAMENTO:
“A costa atlântica, ao longo dos milênios, foi percorrida e ocupada por inumeráveis povos indígenas. Disputando os melhores nichos ecológicos, eles se alojavam, desalojavam e realojavam, incessantemente.”(RIBEIRO, 2005, p.29).
“Nos últimos séculos, porém, índios de fala tupi, bons guerreiros, se instalaram, dominadores, na imensidade da área, tanto à beira‐mar, ao longo de toda a costa atlântica e pelo Amazonas acima, como subindo pelos rios principais, como o Paraguai, o Guaporé, o Tapajós, até suas nascentes.” (RIBEIRO, 2005, p.29).
“Esse conflito se dá em todos os níveis, predominantemente no biótico, como uma guerra bacteriológica travada pelas pestes que o branco trazia no corpo e eram mortais para as populações indenes.”(RIBEIRO, 2005, p.30).
“Reconstituir esse processo, entendê‐lo em toda a sua complexidade, é meu objetivo neste livro. Parece impossível, reconheço. Impossível porque só temos o testemunho de um dos protagonistas, o invasor.”(RIBEIRO, 2005, p.30).
“Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos de tronco tupi que, havendo se instalado uns séculos antes, ainda estavam desalojando antigos ocupantes oriundos de outras matrizes culturais.”(RIBEIRO, 2005, p.31).
“Na escala da evolução cultural, os povos Tupi davam os primeiros passos da revolução agrícola, superando assim a