Fichamento
MATEMÁTICA
CLAILTON CAMARGOS DO COUTO
Trabalho apresentado como
Requisito avaliativo do Módulo III - Método de fichamento da disciplina Metodologia e Pesquisa Científica.
Brasília
2015
COMO AS MULTINACIONAIS TRANSFEREM CONHECIMENTO PARA CÁ.
*ROCHA,Thelma. Como as multinacionais transferem conhecimento para cá. HSM management 68,2008
As necessidades das empresas multinacionais que migram para o Brasil, tenta passar seu s conhecimentos para as filiais do Brasil, sendo assim, redução de custo com gestores estrangeiros.
Após a confiança da matriz nos gestores brasileiros passa autonomia, o que pode estar relacionado pela localidade geográfica nos países de origem como Estados Unidos, Japão e alguns da Europa.
As filiais brasileiras usam bastante a internet para conhecimento entre si, mas foca muito nos treinamentos presenciais, onde são usadas as melhores práticas do mundo.
Na administração temos dois tipos de estratégias, são elas; integração global e a multidomésticas. Na primeira a matriz manda um modelo e a filiar que processa e finaliza, reduzindo os custos da matriz. A segunda à filial que faz as adaptações que o mercado exige.
Para C.K Prahalad e outros autores, definem que a pressão e a globalização, são forças que atuam sobre a empresa multinacional e influenciam sua estratégia, também e podem mudar atividades da multinacional de acordo com o tipo de atividades.
Foram realizadas em 104 filiais brasileiras de empresas de 11 países, 60% afirmar que as filiais brasileiras possuem vantagens competitivas que a matriz.
Podemos relatar a seguinte maneira que é visto os mecanismos de transferência de marketing.
Treinamentos presencias: 26% acharam pouco importante, 19% moderadamente importante e
55% muito importante;
Portais corporativos e intranet: 27% avaliaram pouco importante, 20% moderadamente importante e 53% muito importante;
Melhores práticas: 18% classificaram como pouco importante, 34% moderadamente importante e 48% muito