Resumo Revolução Francesa
**********
Os deputados dos três estados eram unânimes em um ponto: desejavam limitar o poder real. No dia 5 de maio, o rei mandou abrir a sessão inaugural dos Estados Gerais e, em seu discurso, advertiu que não se deveria tratar de política, mas apenas da reorganização financeira do reino e do sistema tributário.
O clero e a nobreza tentaram conter o ímpeto reformista do Terceiro Estado, cujos representantes comparecem à Assembleia presentando as reclamações do povo (materializadas nos "Cahiers de Doléances"). Os deputados da nobreza e do clero queriam que as eleições fossem por.
O terceiro estado queria que a votação fosse individual pois conseguiram reformar o sistema tributário do reino. Ante a impossibilidade de conciliar tais interesses, Luís XVI tentou dissolver os Estados Gerais, impedindo a entrada dos deputados na sala das sessões. Os representantes do Terceiro Estado rebelaram-se e invadiram a sala do jogo da Pela (espécie de tênis em quadra coberta), em 15 de junho de 1789, e transformaram-se na Assembleia