fichamento
Uma dessas estratégias seria o não desemprenho: a estratégia mais obvia para evitar o fracasso é não tentar. Na sala de aula táticas de não desempenho incluem parecer avido para responder a uma pergunta do professor, mas esperar que o professor chame outro aluno, evitar contato visual, ou ate outras formas crônicas como evasão e faltas excessivas.
Estudantes que procrastinam
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. O problema real em relação a procrastinação coloca-se quando há adiamentos sistemáticos de atividades e sem justificação.
Os estudantes que procrastinam fazem de tudo em datas próximas aos exames, exceto estudar, limpam a casa, tratam de assuntos pendentes há vários meses, etc..
Pessoas que adiam o estudo para uma prova ate o ultimo minuto podem atribuir seu fracasso ao mau gerenciamento do tempo, evitando assim a possibilidade do fracasso poder ser visto como incapacidade ou incompetência.
As possíveis causas vão desde mau gerenciamento de tempo, dificuldade de concentração medo e ansiedade, monotonia, como por exemplo, sentir se pressionado por causa da tarefa e do medo de tirar uma nota ruim, crenças negativas sobre si mesmo, problemas pessoais, medo do fracasso, entre outras
Estudantes com problemas de rendimento e baixa expectativa de sucesso
Estudantes com síndrome do fracasso não empenham esforços suficientes em suas tarefas, ao primeiro sinal de desafio que aparece eles já desistem logo e estão sempre atribuindo seu fracasso a causa internas como baixa capacidade. Um estudante com baixo rendimento e baixa expectativa de sucesso necessita de reafirmação e apoio de que podem alcançar os objetivos e superar os desafios.
Estudantes que protegem seu auto conceito evitando fracassos:
Não desempenho: qual seria a estratégia mais obvia para evitar o fracasso? Seria é não tentar. Na sala de aula táticas de não desempenho incluem o aluno