Fichamento
SANDEL, Michael J. A ação afirmativa em questão. In: SANDEL, Michael J. Justiça: O que é fazer a coisa certa. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. p. 207-227.
3 REFERENTE: Selecionar de 10 a 15 trechos, extraídos da obra em fichamento que, a juízo da(o) acadêmica(o), auxiliem na compreensão dos argumentos a favor das ações afirmativas.
3.1 “A questão que os tribunais enfrentam é definir se as políticas de emprego e admissão de ação afirmativa violam a garantia da Constituição dos Estados Unidos de que as leis protegerão a todos igualmente.” (p. 210)
3.2 “Um dos motivos para que se levem em conta raça e etnia é a correção de possíveis distorções nos testes padronizados. A capacidade do teste de aptidão escoar e de outros exames afins de prever o sucesso acadêmico e profissional vem sendo questionada há tempos.” (p. 211)
3.3 “A verdadeira discussão sobre ação afirmativa trata de dois outros argumentos fundamentais – o argumento compensatório e o argumento da diversidade.” (p. 211)
3.4 “O argumento compensatório considera a ação afirmativa uma solução para remediar as injustiças do passado. De acordo com esse argumento, alunos pertencente às minoria devem ter preferência para compensar o histórico de discriminação que os coloca em posição de inferioridade.” (p. 212)
3.5 “Entretanto, o argumento compensatório da margem a uma grande contestação: os críticos alegam que os beneficiados não são necessariamente aqueles que sofreram, e os que acabam pagando pela compensação raramente são os responsáveis pelos erros que estão sendo corrigidos.” (p. 212)
3.6 “O princípio da diversidade se justifica em nome do bem comum – o bem comum da própria faculdade e também da sociedade em geral. Primeiro, defende que um corpo estudantil com diversidade racial permite que os estudantes aprendam mais entre si do que se todos tivessem antecedentes semelhantes. Assim como um copo discente cujos componentes pertencessem a uma só área