Gestão de pessoas
Recrutamento
Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
O recrutamento e a seleção dos colaboradores é realizado de modo a encontrar os talentos adequados para cada vaga. Atualmente a organização optou por realizar o processo seletivo dentro da empresa. Quem faz o processo de seleção é uma Psicóloga que realiza em todos os processos seletivos entrevista por competências. Para as vagas administrativas, além da técnica já citada de entrevista, também é realizada a aplicação de testes Psicológicos. Este procedimento é econômico e demonstra o interesse da empresa com seus colaboradores.
Um dos processos também utilizados pela empresa é o sistema de recomendação, onde pessoas de dentro da empresa indicam conhecidos para candidatar-se às vagas disponíveis. A vantagem deste procedimento é obter candidatos predispostos às regras de funcionamento da empresa, além de obter um custo reduzido. Em contrapartida no caso de não aprovação deste candidato pode-se gerar um desconforto com o colaborador que o indicou.
O processo de seleção anteriormente era realizado basicamente através de uma consultoria externa e algumas poucas contratações diretas, mas devido ao alto índice de rotatividade de mão-de-obra a diretoria optou por contratar uma Psicóloga para auxiliar no processo de contratação, o que tem tornado o processo mais assertivo. A desvantagem no processo efetuado por agência, quando trata-se de uma organização com estrutura familiar, é que muitas das vezes o candidato não se enquadra no perfil desejado. Este método torna-se mais eficiente quando é necessário atender uma demanda temporária.
Uma das maiores dificuldades encontradas no processo de contratação da Organização é a falta de tempo para efetuá-la. A pressão por parte dos gerentes e líderes para a contratação e, mais ainda, para a