fichamento
“Fichar um texto significa sintetizá-lo, o que requer a leitura atenta do texto, sua compreensão, a identificação das ideias principais e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo”. Trata-se de um exercício da escrita, essencial para:
• A elaboração de resenhas, papers, artigos, monografias, etc.;
• Assimilação e produção de conhecimento;
O fichamento constitui um valioso recurso de estudo, de que lançam mão pesquisadores, para a realização de uma obra didática, científica ou de outra natureza. É um recurso de memória, imprescindível, sobretudo na elaboração de projetos de monografias. É usado, também, em seminários e em aulas expositivas. A prática contínua do fichamento contribui para que o estudante aprimore pontos de vista e julgamentos, percebendo que um pequeno trabalho inicial reverte-se em ganho de tempo futuro, quando for preciso escrever sobre determinado assunto. Um fichário de temas específicos possibilita, não só a prática de uma redação eficaz, como também proporciona ao autor enriquecimento cultural.
Objetivos:
• Identificar as obras consultadas;
• Registrar o conteúdo das obras;
• Registrar as reflexões proporcionadas pelo material de leitura;
• Organizar as informações colhidas.
Os tipos de fichamento podem ser os seguintes: de citação, de resumo, de esboço, de indicação bibliográfica entre outros. O mais utilizado nas avaliações na Universidade é o fichamento de citação, que obedece a cinco normas: a) toda citação deve vir entre aspas; b) após a citação, deve constar o número da página de onde foi extraída a citação; c) a transcrição tem de ser textual; d) a supressão de uma ou mais palavras deve ser indicada, utilizando-se, no local da omissão, três pontos, precedidos e seguidos por espaços, no início ou no final