Fichamento
Introdução à História da Arquitetura – das origens ao século XXI
Porto Alegre: Bookman, 2010, p.119-128, CP 13 – Lógica e Esplendor da Arquitetura gótica
Ideia Central:
Apresentar o progresso lógico, da arquitetura Islâmica e Gótica, através do grau de abstração, aplicado através da álgebra, a síntese abstrata de estrutura do conhecimento.
Ideias Parciais:
1. Através do trabalho de Toledo, nos séculos XII e XIII, reunindo diversos sábios de diversos países, foram traduzidas diversas obras, para os países do ocidente, do mundo muçulmano. Abrindo portas para a cultura clássica Islâmica.
2. A arquitetura islâmica foi o primeiro reflexo dos novos sistemas algébricos de pensamento.
3. A arquitetura gótica tem sua complexidade algébrica explorada em diversos países, transitando entre características padrões e pontos complexos.
Argumento/análise crítica:
1. A arquitetura islâmica tem sua maneira de gerar e desenvolver os problemas algébricos, da mesma forma que trata o tempo como uma sucessão de instantes, suas construções retratam este conceito traduzido em forma espacial. Por exemplo a mesquita em Córdoba, uma simples planta árabe que permite uma extensão indefinida em qualquer direção.
2. A arquitetura gótica possui como características centrais a altura de suas construções, a leveza das paredes externas, e a luminosidade interior. Estes são possíveis devido a três elementos da construção o arco apontado, a abóbada sobre arestas e o arcobotante.
3. Após 1300, entra-se no período obscura de crise, que preparou o fim da Idade Média. Diversos marcos sociais e políticos acontecem, dando início a uma nova fase, da mesma forma a arquitetura gótica entra em seu processo final, abrindo espaço para o humanismo. Sua evolução e complexidade algébrica foi grande devido aos três séculos de movimento.
Conclusões:
A associação da álgebra para traduzir a complexidade de dois movimentos arquitetônicos, islâmico e gótico, é muito