Fichamento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL
FACULDADE DE PEDAGOGIA.
Josefa Maria Maia Lopes.
FICHAMENTO
Referências:
SEVERINO, Antônio Joaquim, Metodologia do trabalho científico/23. Ed. ver. e atualizada .São Paulo: Cortez,2007.
“O ingresso no curso superior implica uma mudança substantivas na forma como professores e alunos devem conduzir os processos de ensino e de aprendizagem. Mudança muito mais de grau do que de natureza, pois todo ensino e toda aprendizagem, em qualquer nível e modalidade, dependem das mesmas condições”. (2007, p.22).
”O primeiro objetivo é o da formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas, mediante o ensino/aprendizagem de habilidades e competências técnicas; o segundo objetivo o da formação do cientista mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento das diversas especialidades de conhecimento; e o terceiro objetivo é aquele referente à formação do cidadão, pelo estímulo de uma tomada de consciência, por parte do estudante, do sentido de sua existência histórica, pessoal e social”. (2007, p.22).
”A universidade, em seu sentido mais profundo, deve ser entendida como uma entidade que, funcionária do conhecimento, destina-se a prestar serviço à sociedade no contexto da qual ela se encontra situada...” (2007, p.23).
”Para dar conta desse compromisso, a universidade desenvolve atividades específicas, quais sejam, o ensino, a pesquisa e a extensão. Atividades essas que devem ser efetivamente articuladas entre si, cada uma assumindo uma perspectiva de prioridade nas diversas circunstâncias histórico-sociais em que os desafios humanos são postos”. (2007, p.23).
”De modo geral, a educação pode ser mesmo conceituada como o processo mediante o qual o conhecimento, se produz se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza,se transmite e se universaliza,disseminando seus resultados no seio da sociedade.” (2007, p.24).
”Ao mesmo tempo em que