Fichamento uma reflexão sobre a prática
Fichamento por: Maysa Liuse Vera
Neste livro, Gimeno trás uma reflexão sobre a transformação do currículo em prática pedagógica, a análise da cultura, da formação docente, do momento histórico da criação e aplicabilidade do currículo, bem como dos procedimentos a serem utilizados com os alunos. Fica evidente a necessidade e as possibilidades de mudanças no cotidiano escolar para melhorar a qualidade de ensino, assim como a (re) significação do saber fazer que envolvem esta prática.
“As aprendizagens que os alunos realizam em ambientes escolares não acontecem no vazio, mas estão institucionalmente condicionadas pelas funções que a escola, como instituição, deve cumprir com os indivíduos que a frequentam. É a aprendizagem possível dentro dessa cultura escolar peculiar definida pelo currículo pelas condições que definem a instituição- teatro no qual se desenvolve a ação.” (p.89)
“A preocupação pelas conquistas leva, às vezes, ao desprezo da qualidade do que é conquistado. A vigilância da qualidade das experiências é uma constante do pensamento pedagógico moderno.” (p.90)
“Toda regulação que afeta a instituição escolar, o pessoal disponível, os meios didáticos, os espaços, o tempo e sua distribuição, o tamanho das classes, o clima de controle, etc., são campos mais imediatos da aprendizagem escolar. Frente à mentalidade didática que restringe essa aprendizagem ao que se esgota nas matérias ou áreas do currículo, é preciso manter uma visão mais ecológica do ambiente escolar como fonte de aquisições.” (p.90)
“A prática do ensino não é, pois, um produto de decisões dos professores, a não ser unicamente à medida que modelam pessoalmente este campo de determinações, que é dinâmico, flexível e vulnerável à pressão, mais que exige atuações em níveis diversos, não o didático, mas sim o político, o administrativo e o jurídico, para lhe impor