Fichamento
FICHAMENTO: O QUE É EDUCAÇÃO
(Carlos Rodrigues Brandão)
MANAUS
2013
FICHAMENTO: O QUE É EDUCAÇÃO
(Carlos Rodrigues Brandão)
MANAUS
2013
FICHAMENTO
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação, 1ª edição São Paulo; Brasiliense 2013. (Coleção Primeiros Passos).
1. “De tudo o que se discute hoje sobre a educação, algumas das questões entre as mais importantes estão escritas nesta carta de índios. Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante” (pg.09).
1.1 A maneira que o autor tenta mostrar nesse parágrafo é da forma de ensino informal, que é aquele que começa em casa onde os pais por sua vez são responsáveis por serem os professores na forma de educar e de ser exemplo para os filhos, isso por sua vez é passado de geração em geração.
1.2 Em muitos casos a educação formal é muito útil, e assim também a educação não formal. Exemplo: Um doutor sofre um acidente de avião e cai na mata, sua educação naquele ambiente não será útil, pois seu aprendizado foi pelo método de investigação. Ao contrário do índio que saberia muito bem o que fazer naquela situação, já o índio na cidade a sua educação não formal não seria útil, pois seu aprendizado é por meio da observação e imitação de gestos.
2. “Nas aldeias dos grupos tribais mais simples, todas as relações entre a criança e a natureza, guiadas de mais longe ou mais perto pela presença de adultos conhecedores, são situações de aprendizagem. A criança vê, entende, imita e aprende com a sabedoria que existe no próprio gesto de fazer a coisa. São também situações de aprendizagem aquelas em que as pessoas do grupo trocam bens materiais entre si ou trocam serviços e significados: na turma de