Fichamento
A partir de meados da década de 1840, uma grave crise agraria levou à morte populações inteiras de várias regiões da Europa.
2. Após a derrota definitiva de napoleão Bonaparte, em 1815, o poder voltou à dinastia dos Bourbons, com Luís XVIII. Inaugurou-se, então, um período de grande ambivalência politica entre o liberalismo introduzido pela Revolução de 1789 e os anseios restauradores do Antigo Regime encarnados no próprio rei.
O reinado de Carlos X, sucessor de Luís XVIII em 1824, foi o ultimo suspiro dos Bourbons na França: suas tentativas de reviver o Absolutismo, em 1830, levaram à mobilização popular, com grande participação da classe trabalhadora e da pequena burguesia de Paris, em geral favoráveis à implementação de um regime republicano.
Em 23 de fevereiro de 1848, as tropas francesas enfrentaram à bala um protesto popular espontâneo, resultando em mais de 500 mortos.
2.1. Os revolucionários criaram um governo provisório, composto principalmente por republicanos, mas também por socialistas. Com o governo provisório, certas reivindicações do operariado foram atendidas, como a diminuição da jornada de trabalho, serviço obrigatório a jovens desempregados entre 18 e 25 anos, aboliu-se a pena de morte por crime politico e a escravidão foi abolida nas colônias francesas. Foi também garantida a liberdade de imprensa e o voto universal masculino foi aprovado.
2.2. O governo do novo imperador Luís Napoleão Bonaparte foi marcado por grandes acontecimentos, como a reforma de Paris e a realização de uma exposição internacional, em 1855.
Napoleão