Análise
Lucro líquido / Capital social
ROE - evidencia o retorno do capital próprio (PL) aplicado na empresa. Ou seja, os acionistas são os que mais se interessam em acompanhar o desempenho desse indicador, uma vez que este se trata do retorno do investimento que foi feito, analisando se foi superior às outras alternativas ou se ultrapassou as taxas de rendimento do mercado financeiro.
Lucro líquido / Patrimônio liquido
ROA - o indicador que evidencia o retorno conseguido com o dinheiro aplicado pela empresa em ativos num determinado período.
Lucro líquido / Ativo total
Margem Líquida - Corresponde à linha final da demonstração de lucros e perdas. Pode expressar o lucro antes ou depois da dedução do imposto. Representa o montante disponível a ser distribuído entre os sócios ou a ser reinvestido na empresa.
Lucro líquido / Valor líquido
Margem Bruta - A margem de contribuição é um bom indicador para mostrar a lucratividade. Se fizer uma comparação ano a ano posso identificar que vendi menos, porém obtive maior lucratividade, o que mostra que utilizo os recursos de modo mais eficaz.
Lucro bruto / Valor líquido
Margem Operacional- Neste caso, deduza não apenas o custo de produção, mas também as demais despesas, exceto custos financeiros, como juros e impostos. Esse valor dá uma ideia de como a empresa está sendo administrada.
Lucro operacional / Valor líquido
Ciclo Operacional - Compreende o período entre a data da compra até o recebimento de cliente. Caso a empresa trabalhe somente com vendas á vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico.
Prazo Médio de Estoque (PME) + Prazo Médio de Recebimento (PMR)
PME = Estoque / Custo Mercadorias Vendidas x 360
PMR= D/R / Vendas x 360
Ciclo Financeiro - é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de