Fichamento
Há esperanças que no século atual a educação deixe de ser apenas uma forma de se obter conteúdo e que passe a ser instrumento da formação completa do individuo, preparando-os para enfrentar as adversidades da vida em geral. Mas para isso é necessário profissionais mais capacitados nessa área, que mantenham sempre o processo de educação continuada, pois só será possível alcançar as metas previstas com professores que dominem essa idéia do “ser completo”. Em meio a isso, o educador e o aluno precisam saber onde encontrar informações, como encontrá-la e como utilizá-las, assim trazendo a informática como meio de busca e interação de conhecimentos. A meta é transformar informações em conhecimento pertinente e úteis a vida cotidiana, dando o primeiro passo para a transformação da sociedade.
3 MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
3.1 Citações
“Sem dúvida, a internet é um grande recurso de aprendizagem múltipla”. (p. 163)
“Todos nós sabemos que há muita coisa importante e maravilhosa a que chegamos pela internet. Assim como há um sem-número de informações absolutamente dignas de irem para o lixo.” (p. 164)
“[...] o aprendiz é o centro do processo.” (p.169)
3.2 Parecer
Na nova educação a tecnologia passa a ser mais presente na vida cotidiana da escola, por isso os educadores devem estar sempre atualizados e por dentro destes assuntos, podendo utilizá-la como incentivadora da aprendizagem, para a inter-relações entre as pessoas e criação de ambiente de liberdade de expressão. Mas em meio a tantas informações é necessário existir a criticidade, tanto nos professores quanto nos alunos, para que assim possam usá-la de maneira produtiva. Nessa nova forma educacional o professor sai do centro e transforma-se um mediador, a tecnologia também deixa de ser uma complementação da educação e passa a ser parte dela, nesse processo quem fica como centro é o aluno.