Características e Distribuição da População Brasileira
CARACTERÍSTICAS E DISTRIBUIÇÃO
DA
POPULAÇÃO BRASILEIRA
Três de Maio, Abril de 2014.
INTRODUÇÃO:
Mudanças são freqüentes e ocorrem a todo o momento, o mundo está sofrendo constantes mudanças assim como nós e tudo que nos habita e habitamos. Desde a década de 1990 muitas mudanças vêm ocorrendo no perfil demográfico brasileiro, o que por muito pode ser associado com a realidade, hoje não corresponde mais com a situação atual.
O país do futebol era um país jovem, mas atualmente esta envelhecendo; sua população esta vivendo mais e tendo menos filhos ou optando por famílias menores. Não somos mais um país rural, grande parte da população não necessita usar a agricultura como forma de sobrevivência. O nosso mundo capitalista fatiga a nossa economia, e mesmo que existam sinais de avanço em nossos indicadores sociais, a população é castigada pela má concentração de renda, sofrendo de uma desigualdade sem tamanho.
CARACTERÍSTICAS E DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
- Estrutura da População
A demografia, estudo dos vários aspectos da população, nos revela muito sobre as mudanças políticas, sociais e econômicas sofridas pelo país através de sua história. Saber como se apresenta a população de um país pode ajudar, e em muito, a resolver ou prever futuros problemas e desgastes. O conhecimento da distribuição dos habitantes por idade, sexo e população que trabalha, dividida pelos setores econômicos, pode relevar dados importantes sobre a realidade socioeconômica de um país. Para relevarmos esses dados, usamos a demografia, uma grande auxiliar que procura explicar as variáveis das populações: número total, crescimento, estrutura e mobilidade (migrações).
A estrutura por idade mostra o percentual de jovens, de adultos e idosos, e a estrutura por sexo remete à distribuição da população com percentual de homens e mulheres, tanto quanto a