fichamento
Como o nome indica, este foi um período de progresso e otimismo, marcado por grandes invenções (eletricidade, avião, submarino, cinema, automóveis, etc.)
Mas já aparecia os problemas típicos da sociedade moderna (migração, pobreza, criminalidade, etc.), chamados na época de questão social.
Dentre as influencias fundamentais para se entender a formação do pensamento de Durkheim, podem-se destacar três correntes de pensamento:
• Positivismo
• Evolucionismo
• Conservadorismo
II – TEORIA SOCIOLOGICA FUNCIONALISTA
Podemos perceber claramente como o positivismo influencia e serve de pressuposto para teoria durkheimiana.
Continuador da obra de Augusto Comte, a principal preocupação de Durkheim era resgatar a intenção de fazer da sociologia uma ciência ‘’ madura’’, tal como já acontecia com a física, a química, a astronomia e outras ciências da natureza.
Para Durkheim a primeira regra da sociologia e mais fundamental é a de considerar os fatos sociais como coisas.
Metodologia funcionalista
Em relação a este método, devemos assinalar ainda duas coisas. Em primeiro lugar, que Durkheim compara a sociedade a um ‘’ corpo vivo’’, em que cada órgão cumpre a uma função. Daí o nome de metodologia funcionalista para seu método de análise. Em segundo lugar, como se repete novamente a ideia de que o todo predomina sobre as partes. Para Durkheim, isso implica em afirmar que a parte (os fatos sociais) existem em função do todo (a sociedade). E é justamente isso que a ideia de ‘’ função social’’ mostra: a ligação que existe entre as partes e o todo. Vamos traduzir isto na forma de esquema bastante didático:
1. A sociedade é semelhante a um corpo vivo
2. A sociedade (como o corpo) é composta de várias partes
3. Cada parte cumpre uma função em relação ao todo
III- MODERNIDADE E DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO
Na primeira de suas grandes obras, Durkheim vai se preocupar em