Fichamento
CURSO DE DIREITO
Discplina: Sociologia Jurídica
Fichamento de:
GOHN, Maria da Glória. Sociologia dos Movimentos Sociais. São Paulo: Cortez, 2013. p. 52-80.
O texto começa falando que o presente quadro do associativismo da sociedade civil brasileira é muito diferente do que vingou em décadas passadas, e julga essa diferença, em partes pela mudança do cenário político. O economista Paulo Krugman, ressalta que a atual cena econômica do país se assemelha com alguns países da Europa em 2010, "O mercado agora adora o Brasil, mas na ultima década eram a Espanha e Grécia os queridos do capital. Os dois países encontram-se hoje no epicentro da crise Européia." (p.54). Na metade de 2012 os problemas econômicos começaram a se tornar corriqueiros, e "Como resultado, buscam-se novos pactos, acordos, entre o governo, trabalhadores e empresários, que possam minimizar os efeitos da crise em termos de inflação e retomada do crescimentos econômico." (p. 54)
Na situação atual, os movimentos sociais mudaram e surgiram novas causas, "há novas lutas entre as mulheres, os ecologistas, os afrodescendentes e os grupos indígenas." (p. 55) O movimento dos afrodescendentes conseguiu grandes conquista em suas lutas, resgatando e garantindo o reconhecimento de sua identidade e também garantindo o sistema de cotas no acesso às universidades; outro grupo que procura a garantia de sua identidade e de seus direitos é o LGBTTTS, já tendo conseguido o reconhecimento da união homoafetiva. As ações de grupos vinculados a instâncias governamentais são contraditórias, "O controle social se instaura, mas com sentido dado pelas políticas públicas, ainda que haja participação cidadã no estabelecimento das normativas." (p. 57)
O Movimento dos Estudantes está presente no atual cenário, protagonizando lutas de questões cotidianas e éticas da sociedade brasileira, os estudantes têm participação ativa no Fórum Social Mundial. Entre os movimentos populares, o de luta