fichamento
Disciplina: Metodologia Científica
FICHAMENTO
Autor
SEGANTIN, Benedita das Graças de Oliveira;
MAIA, Eliana Martins de Faria Lemos.
Título
Estresse vivenciado pelos profissionais que trabalham na saúde.
Referência
SEGANTIN, Benedita das Graças de Oliveira; MAIA, Eliana Martins de Faria Lemos. Estresse vivenciado pelos profissionais que trabalham na saúde. Londrina, 2007.
Objetivo
“Analisar o estresse, seus principais fatores geradores e as consequências no comportamento em virtude de sua incidência nos profissionais de saúde”. (SEGANTIN; MAIA, 2007, p.14)
Metodologia
“O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros, periódicos, internet. Segundo Polit e Hunter (1996), está técnica procura explicar o problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas existentes sobre determinado assunto, tema ou problema”. (SEGANTIN; MAIA, 2007, p.15)
Foco Principal
O artigo fala sobre o estresse sofrido pelos profissionais da área de saúde. As relações vividas no ambiente de trabalho e como o emocional desses trabalhadores pode gerar alguns problemas físicos, psíquicos e sociais.
“Desse modo, o trabalho em ambiente de postos de saúde, hospitais, ambulatórios similares, contribui não só para ocorrência de acidentes no trabalho, como também para desencadear frequentes situações de estresse e de fadiga física e mental”. (COSTA; ALMEIDA, 2003 apud SEGANTIN; MAIA, 2007, p11;12 )
O artigo também apresenta algumas maneiras de trabalho que contribuem para a diminuição do estresse nesse ambiente.
Resultados Encontrados
O artigo apresenta algumas mudanças no ambiente de trabalho que gerar a diminuição dos problemas gerados pelo estresse como:
“- Individuais: Dentro das estratégias do nível individual o uso do treinamento na solução dos problemas é recomendado,