resumos
Pretes (2000), narra a história do filósofo grego Diógenes, que ficou conhecido como o “sínico” por sua visão diferenciada e seu jeito sarcástico de expor seu ponto de vista em relação as circunstâncias e aos homens.
Diógenes passou como lição em conversa com Alexandre, o grande (da Macedônia), que o poder da inteligência é mais forte que o poder material, pois Alexandre perguntou-lhe o que ele gostaria de ter que ele lhe daria. Só que Diógenes, ironicamente, só pedia coisas que Alexandre não teria o poder sobre elas para lhe dar.
Outra de suas lições foi quando viu uma criança bebendo água aparando com as mãos, ali recriminou-se por perceber que servia-se de coisas produzidas pelo homem que não eram tão necessárias em seu dia a dia. E quando foi visto pedindo esmolas as estátuas, quando questionado porque fazia aquilo se sabia que as estatuas não lhe atenderiam, Diógenes respondeu dizendo estar se acostumando com a recusa dos homens.
Com estas e outras lições Diógenes mostrou que o homem é insensível ao sofrimento de seus semelhantes, e com isso acabava por generalizar quanto ao julgamento do caráter das pessoas.
Outra questão abordada no texto foi o que seria a felicidade e a fé. Prestes fala que a grande sacada é fazer do sofrimento fonte de aprendizado. E que os questionamentos que inquietavam Diógenes resultava talvez da falta de fé e da ausência de Deus no coração.
MANIFESTO COMUNISTA
Karl Marx chama o trabalhador para unir forças para a criação do sindicato, já que com o desenvolvimento da burguesia, desenvolve-se também o proletariado, a classe dos operários modernos.
A revolução comunista foi um acontecimento que melhorou as condições de vida e de trabalho dos operários. Veio com o objetivo de romper com todas as ideias tradicionais e garantir que os trabalhadores fossem mais respeitados.
Unidos, os trabalhadores poderiam então alcançar seus objetivos através da derrubada violenta de toda